Cito aqui um excerto de Khalil Gibran, do livro "O Louco", livro este que vale a pena ler, para ficarmos com uma noção do que realmente é ser louco...
"Na mais remota antiguidade, subi à montanha e falei com Deus: 'Senhor, sou teu escravo. A minha lei é o teu desejo oculto, para sempre terás a minha obdiência'. Mas Deus não respondeu e passou de largo como uma tempestade violenta.
Mil anos depois tornei a subir à montanha sagrada, e disse: 'Sou teu. De barro me fizeste e devo-te o que sou.' Mas Deus não respondeu: passou impetuoso como se fossem mil asas velozes.
Mil anos depois escalei a montanha sagrada e falei de novo a Deus: 'Meu Deus, sou teu filho. Deste-me a vida e com amor e adoração herdarei o teu reino.' Mas Deus não respondeu e passou de largo, qual nevoeiro que cobre as montanhas como um véu.
Mil anos decorridos, subi outra à montanha sagrada: 'Meu Deus és a minha ânsia suprema e a minha plenitude; sou o teu ontem e Tu o meu amanhã; sou a tua raiz na terra e Tu és a minha flor no céu; juntos cresceremos à face do sol.'
Então Deus inclinou-se para mim e murmurou doces palavras aos meus ouvidos. E como o mar envolve o regato que nele desagua, assim Deus me acolheu.
E mesmo quando desci aos vales e planícies, senti a sua presença."
Monday, June 06, 2005
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
4 comments:
Neste texto que transcreveste de o "louco", que nao conheço , mas que me parece uma boa proposta para as minhas leituras de Verão :)
levanta-se a questao da fé...mas tipo ... é preciso ser-se masukista pa se ter fé?! Deus exige sofrimento para termos a recompensa?! Deus quer a nossa submissao?!
nao sei em que contexto vem o excerto do livro, mas dá um pouco a entender isso...
:)**
ou nao ou nao ^( como diria alguém..) eheh :)**
bem, não sei como interpretas o texto, mas eu acho que aqui não está patente essa ideia que referes, aliás, a ideia do texto creio que seja mesmo essa, mostrar que Deus não quer sacrifício, apenas o reconhecimento que nós tamos para Deus assim como Ele tá para nós, em igualdade! Por isso é que Ele só lhe respondeu às últimas palavras!
O livro tem várias histórias, e esta é uma delas, não está inserida em nenhuma sequência!
Portanto, em resposta ao teu comentário... como diria alguém... ou não, ou não eheheh (
sim...eu deps de ler a 2a vez o texto, fiz essa interpretaçao (com a qual eu mais me identifico)...por isso... é k depois, voltei a escrever...o tao familiar "ou nao ou nao" .. :) **
Post a Comment