Saturday, June 18, 2005

Contam que uma vez se reuniram todos os sentimentos e qualidades dos homens, algures na Terra. Quando o ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez, a LOUCURA, como sempre tão louca, resolveu propor:
- Vamos brincar ao Esconde-esconde?
A INTRIGA levantou logo a sobrancelha e a CURIOSIDADE sem poder se conter perguntou:
- Esconde-esconde? Como é isso?
- É um jogo – explicou a LOUCURA- em que eu fecho os olhos e começo a contar de um até um milhão, enquanto vocês se escondem, e, quando eu tiver terminado de contar, o primeiro que eu encontrar ocupará o meu lugar para continuar o jogo.
O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA. A ALEGRIA deu tantos saltos que acabou por convencer a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessavam por nada. Mas nem todos quiseram participar. A VERDADE preferiu não se esconder. “Para quê, se todos me encontram?”, pensou. A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a ideia não tivesse sido dela) e a COBARDIA preferiu não se arriscar.
- Um, dois, três, quatro, ... – começou a contar a LOUCURA.
A primeira a esconder-se foi a PRESSA, que como sempre caiu atrás da primeira pedra do caminho. A FÉ subiu ao céu e a INVEJA escondeu-se atrás da sombra do TRIUNFO, que com o seu próprio esforço tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta. A GENEROSIDADE quase não conseguia esconder-se, pois cada local que encontrava, parecia-lhe maravilhoso para algum dos seus amigos. Se era um lago cristalino, era ideal para a BELEZA. Se era a copa de uma árvore era perfeita para a TIMIDEZ. Se era o voo duma borboleta, era o melhor para a VOLÚPTIA. Se era uma rajada de vento, era perfeito para a LIBERDADE. E assim acabou escondendo-se num raio de sol. O Egoísmo, ao contrário, encontrou uma lugar muito bom desde o início. Ventilado, cómodo, mas só para ele. A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano (mentira, na realidade escondeu-se atrás do arco-íris) e a PAIXÃO e o DESEJO, no centro dos vulcões. O Esquecimento, não me recordo onde se escondeu, mas isso não é o mais importante. Quando a LOUCURA estava lá para o 999 999, o AMOR ainda não havia encontrado um local para se esconder, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou uma rosa e, carinhosamente, meteu-se entre as suas pétalas.
- Um milhão!- terminou a LOUCURA. E começou a busca. A primeira a aparecer foi a PRESSA, apenas a três passos de uma pedra. Depois, escutou-se a FÉ, discutindo com Deus, no céu, sobre zoologia. Sentiu vibrar a PAIXÃO e o DESEJO nos vulcões. Num descuido encontrou a INVEJA e claro, pode deduzir onde estava o TRIUNFO. O EGOÍSMO não teve que procurá-lo. Ele sozinho, saiu disparado do seu esconderijo que na verdade, era um ninho de vespas. De tanto caminhar sentiu sede e, ao aproximar-se de um lago, descobriu a BELEZA. A DÚVIDA foi mais fácil ainda, pois encontrou-a sentada sobre uma cerca, sem decidir em que lado esconder-se. E assim foi encontrando todos. O TALENTO entre a erva fresca, a ANGÚSTIA numa cova escura, a MENTIRA atrás do arco-íris (mentira, estava no fundo do oceano) e até o ESQUECIMENTO que já havia esquecido que estava a brincar ao Esconde-esconde. Apenas o AMOR não aparecia em nenhum lugar. A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada rocha do planeta e em cima das montanhas. Quando estava a ponto de se dar por vencida, encontrou um roseiral. Pegou numa forquilha e começou a separar os ramos, quando, no mesmo instante, se escutou um grito doloroso. Os espinhos tinham ferido o AMOR, nos olhos. A LOUCURA não sabia o que havia de fazer para se desculpar. Chorou, rezou, implorou, pediu perdão e até prometeu ser seu guia. Desde então, desde que, pela primeira vez se brincou ao Esconde-esconde na Terra, o AMOR é cego e a LOUCURA sempre o acompanha...”

2 comments:

Anonymous said...

Pronto, tá tudo explicado... :)

Anonymous said...

k saudades k tinha deste texto...foi bom rele-lo,re-imagina-lo;re-senti-lo! :)**
PS.: A SENSIBILIDADE escondeu-se na Inês ...