Sunday, September 23, 2007

Curiosidades sobre Ornatos Violeta


. No princípio os Ornatos Violeta chamavam-se “Suores dos Reis” e em vez de Manel Cruz na voz estava Ricardo. Manel Cruz e Peixe estavam nas guitarras, Kinorm na bateria, Nuno Prata no baixo. Só mais tarde, após a saída de Ricardo, a entrada de Elísio Donas para as teclas e a passagem de Manel para a voz é que se passaram a chamar Ornatos Violeta de vez.
. A maqueta que apresentaram às editoras incluía os temas como "Madame banho", "Minha pequena menina", "Gente em pó" e "Vinhos”.
. Ainda antes de editarem o primeiro álbum, Cão!, participaram no Rock Rendez-Vous e ganharam o premio originalidade.
. O nome “Ornatos Violeta” foi dado por kinorm que andou a folhar o dicionário onde ai encontrou o nome “ornato” … violeta. Vá-se lá saber porquê.
. O vocalista Manel Cruz nunca teve aulas de canto pois achava demasiado chato.
. O 2º álbum dos Ornatos, OMPA, foi disco de prata com mais de 12 mil discos vendidos.
. A existir um terceiro álbum o seu nome seria “Monte Elvis”
. O avô do guitarrista Peixe era construtor de bandolins, daí a presença de um bandolim na Capitão Romance
. O nome verdadeiro do Peixe é Pedro Pedroso. É a festa dos P's.hoje sonhei
. Quando confrontado sobre o porquê da música Raquel se chamar Raquel, Manel Cruz apenas disse: "Era dedicado a ela... ela era uma rapariga muito, muito bonita."
. O facto de, no álbum "O Monstro Precisa de Amigos", as músicas não estarem por ordem no caderninho é apenas porque era necessário ter o caderno pronto para ser editado antes do alinhamento ter sido decidido, no fim, acabou por ficar diferente.
. No último concerto da banda, no Hard Club a 30 de Novembro de 2002, Manel Cruz despediu-se com apenas três palavras: “Até um dia.”
. Convite, faixa nº 6 no primeiro álbum dos Pluto, foi composta por Manel Cruz e Nuno Prata, e provavelmente faria parte do alinhamento do terceiro álbum ornatiano.
. “Dias de Fé”, foi a primeira música composta por a banda depois de várias tentativas, foi também a última música tocada ao vivo. Quem ouviu definiu como “muito punk”.
. Curiosamente, os Ornatos começaram e terminaram com duas capicuas: 1991 e 2002.
. O terceiro álbum chamar-se-ia Monte Elvis porque quando os Ornatos passavam de carro por um monte achavam que este tinha a forma do Elvis, "são aquelas piadas de amigos, pelo menos nós queriamos acreditar que tinha"
. Uma das músicas que iria sair no terceiro álbum dos Ornatos chamar-se-ia Devagar e dita assim:
Devagar se o vento não mudar/ vou dar até sentir/ que há uma razão para crer/ que é bem melhor existir/ não sei /não vejo luz em mim/ tão pouco em mais alguém/ só quis tocar o céu/ não quero mal a ninguém/ eu sei/ diz-te a canção do medo/ vê se um dia o tempo nos traz/ mas perde a noção do tempo/ quando eu amo é sempre devagar.

Uma das minhas bandas preferidas... e um dos meus vocalistas preferidos, sem dúvida...

No comments: