Sunday, May 27, 2007

Partilha

Partilho com vocês uma das situações mais invulgares que aconteceu na minha vida…

À dias, como das outras tantas vezes, decidi sentar-me num banco de jardim. Gosto de o fazer. Nisto, aparece uma senhora que muito calmamente se dirige ao banco onde eu estava sentada, e pergunta se se pode sentar ali, a meu lado. Eu sorri e disse “claro, o banco chega bem para nós as duas”, ela agradeceu e sentou-se. Ficou no ar aquela pressão instantânea de não saber muito bem o que mais dizer, ou o que fazer, mas curioso, foi logo derrubada por um suspiro da senhora e a seguir quebrada por um ataque de choro… e de lamúrias profundas. Talvez a pressão tivesse efeito em mim, fiquei um bocado aflita, não sabia se havia de fazer alguma coisa… mas de repente a senhora começou a falar, no meio dos soluços por entre o choro… limitei-me a ouvi-la, mesmo sem perceber o que ela estava a dizer, pois dizia frases soltas e coisas que para mim não faziam sentido… percebi então, estava a desabafar, para mim… olhava-me nos olhos e dizia a tristeza, a angústia enorme que ela sentia de tanta coisa ao mesmo tempo que eu nem senti vontade ou coragem de perguntar... a senhora apenas queria falar, gritar ao mundo o seu interior e abrir o seu coração, totalmente em desespero… então não disse mesmo nada, fiquei ali a ouvi-la, quem sabe a ampara-la… a senhora conseguiu acalmar-se… foi quando vi que já tinha passado uma meia hora e que já era tarde para ir embora… a única coisa que fiz foi dar-lhe a mão e um sorriso sincero, no meio da minha emoção… nisto, ela olhou para mim, esboçou um sorriso, e agradeceu-me por aquele momento… disse-me coisas tão bonitas que nunca pensei ouvir de uma desconhecida… e deu-me um abraço, mas um abraço tão forte que parece que consegui perceber tudo o que ela me tinha dito…

Às vezes precisamos apenas que nos ouçam.
(Foto: ?)

6 comments:

Vera Gonçalves said...

Ohhhhhhhhhhhhhh :) Sério k história gira... Se te falou coisas é porque mereceste e mereces... Bjinhosssssssss

astolfo said...

a tua frase final resume tudo. e se há qualidade q tens é mesmo essa, bem o sabes :) e as pessoas reconhecem-no...

parabens por isso.

***

Marta said...

Não encares este episódio como invulgar e/ou estranho, interpreta-o, sim, como uma maravilha da natureza humana.

A personagem principal não foi a senhora, foste tu. Com uma personalidade tão bonita como a tua, consegues ser a melhor ouvinte que alguém poderia querer ter na vida.

O momento foi marcado pela beleza da tua natureza humana.

(É por estas e por outras que eu gosto tanto de ti)

Sandra Ribeiro said...

ao ler o teu testemunho identifiquei-m com algo mt similar k me aconteceu... estava sentada num dos bancos de jardim a ler um livro. Um sr. aproxima-me se d mim e pergunta se se podia sentar..eu respondi k sim e passado akela sensação de k falas ele começou a falar..... E é como tu tão bem concluis "às vezes precisamos apenas k nos ouçam"!

Não custa nd esboçar um sorriso e dar uma palavra amiga...façam-no sp!

Anonymous said...

se calhar era para os apanhados...
;)

nexinha said...

(Sporting, se calhar, vou andar atenta à tv :p)
Naa... ja aconteceu com todos nós, quanta gente principalmente nos autocarros começa a falar sem mais nem menos das suas vidas e a lamentarem-se... agradeço, mesmo, mas a principal personagem aqui era mesmo a senhora... pelo tamanho desespero e confiança que depositou em alguém desconhecido... eu limitei-me a ouvir... é como a Suiça diz, "Não custa nd esboçar um sorriso e dar uma palavra amiga...façam-no sp!"
bjinhos para todos