Wednesday, December 07, 2005

XII CELTA

XII CELTA - Certame Lusitano de Tunas Académicas... em Braga! o 12º e no entanto o 1º a q assisti.. foram dois dias, eu fui assistir ao último, com a malta do costume :) gostei mto, das tunas q vi, para além da Católica, vi-as pela 1ª vez... quer dizer, já algumas já tinha ouvido, ultimamente tenho tirado montes de músicas de tunas do émule, agora deu-me pa isto :)
gostei particularmente de cada actuação, cada uma teve a sua mística, o seu toque de classe, o seu ritmo, o seu espírito :) a Gatuna abriu a segunda noite, são de facto mto fixes, como já tinha ouvido dizer! :) a actuação da Católica não me surpreendeu, já os vi pela 4ª vez e tiveram bem! O solista e o instrumental encantaram, como sempre ;) grandes bandolins! A TUIST... não tava à espera que fizessem assim uma actuação, dedicada ao Natal com cenas engraçadas em que tiveram o engenho de adaptar algumas músicas de Natal à tuna, com coreografia de pandeiretas e tudo eheh (Vai nevar, vai nevar, vai nevar!)! Foi mto original! A EUL, falam da falta de acordeão e da flauta transversal, mas eu nem a senti, como foi a 1ª vez q a vi e q ouvi. Gostei imenso do violino :) e do estandarte, com tanta delicadeza e engenho! achei o reportório mto bom, músicas portuguesas como "Celtibera" e a "Tourada" (e "Sete Mulheres do Minho"... quem canta esta tb?!?! eheh) e a apresentação multimédia que fizeram, alusiva ao nosso país, com palavras que ilustram bem as dificuldades e qualidades nobres do povo lusitano. A TUB (tuna universitária de beja e não transportes públicos de braga eheheh) tem um traje diferente, mais pareciam espanhóis :) curti quem tava a apresentar ter dito "obrigado por essas palmas", sendo que quem bateu palmas fui eu :) eheh gostei mto do solista, tem uma voz mto melodiosa! A Azeituna (que deviam ser mais q as mães!) tem uma maneira engraçada de tar em palco e um instrumental q gostei particularmente! E tb tem uma grande capacidade de saber organizar CELTAS, já lá vão 12 ;) cheios de festa, música e boa disposição, pelo q deu para constatar!
Fiquei com pena de não ter visto as outras tunas, tb seria a 1a vez q as veria: Magna Tuna Cartola (particularmente esta!), Hinoportuna, Estudantina de Coimbra, Tunídeos e Universitária do Minho. Apenas vi os Tunídeos cá fora, pareciam ser gente simpática :)
Os prémios foram:
Melhor Tuna: Católica do Porto
2ª Melhor Tuna: Magna Tuna Cartola, de Aveiro
3ª Melhor Tuna: TUIST
Melhor Instrumental: Católica
Melhor Pandeireta: Tunídeos, dos Açores
Melhor Bandeira: EUL
Melhor Solista: Católica
Tuna mais Tuna: TUIST

Se puder, lá estarei para o ano, e nos dois dias... ai ai... cada vez gosto mais disto!! hehe
A todos os q foram cmg, brigada pela companhia e pelas boleias... há q fazer contas!!! **

2 comments:

Vera Gonçalves said...

eh eh eh isto é uma delícia aos olhinhos, ler uma descrição tão promenorizada... sim bigada tb pa ti pela companhia... E já agora aos outos tb... é sp complicado aturar-me eh eh eh e as contas eu ando a tratar disso... bjokas

Vera Gonçalves said...

E vai nevar, vair nevar... Adorei... Adoro o Natal... wweeeeee...